Escultura será montada, na ponte Duarte Coelho, da quinta para a sexta-feira que antecede o Carnaval, e não mais da quarta para quinta
O galo gigante , escultura que é montada na ponte Duarte Coelho, no centro do Recife, é tradição do Carnaval de Pernambuco, símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. Quem trabalha na confecção da peça garante que, este ano, ele será mais bonito e imponente do que o do ano passado.
De acordo com Sávio Araújo , criador da alegoria, o galo aguenta sol e chuva e ainda resiste ao fogo. “Mesmo sendo feito de um material super leve, preso por elásticos, o galo é resistente. Se ventar muito, ele pode arrepiar, mas não cai. E mesmo que chova, o brilho não apaga por pelo menos dois meses”, garante. Além de Sávio, mais 50 pessoas trabalham na construção do galo em um sítio em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
A estrutura da escultura deve ser mais forte este ano. A cabeça vai ser de fibra de coco, formando uma cobertura resistente ao fogo. Sávio Araújo passou sete anos estudando a forma mais segura de confeccionar esculturas carnavalescas. Um teste foi feito na hora da reportagem: sob a chama de uma vela durante três minutos, a estrutura permaneceu intacta.
O galo, que terá 27m de altura e 2,5 toneladas, será transportado de Igarassu até o Recife em seis caminhões, da quinta para sexta-feira que antecede o Carnaval, e não mais da quarta para quinta, como era antes. A montagem na ponte Duarte Coelho vai ser feita por 30 pessoas e deve durar 8 horas.
Sávio Araújo garante que este ano a alegoria vai surpreender. “Esse ano tive mais tempo e a experiência do ano passado ajudou muito. Anotei as críticas para melhorar. Estou fazendo um galo representante da alegria do Carnaval pernambucano”, assegurou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário