RIO - Maior artilheiro da história das Copas e bicampeão mundial com a seleção brasileira (1994 e 2002), o atacante Ronaldo anunciou oficialmente nesta segunda-feira a sua aposentadoria do futebol. Aos 34 anos, sendo 18 como profissional, o jogador se emocionou na despedida, principalmente ao falar do Corinthians, seu último clube, e pediu desculpas por ter fracassado no 'Projeto Libertadores'.
Fotogalerias: Ronaldo nos clubes e na seleção brasileira
Leia mais: Craques do mundo todo rendem homenagens a Ronaldo
Ronaldo reconheceu que perdeu o jogo contras a seguidas lesões musculares, nas duas pernas, que o fizeram 'antecipar o fim da carreira'. E fez uma revelação para explicar o ganho acentuado de peso nos últimos anos:
- Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo. É um distúrbio que desacelera o seu metabolismo, e que para controlar esse distúrbio eu teria que tomar alguns hormônios que não são permitidos no futebol porque seria doping. Muitos aqui agora talvez estejam arrependidos de terem feito chacota do meu peso, mas eu não guardo mágoa de ninguém - declarou ele no início da coletiva em que anunciou o adeus.
'Perdi para o meu corpo': confira os principais momentos da entrevista coletiva
Planeta que Rola: Relembre a carreira do Fenômeno
( Gols e dribles de Ronaldo para relembrar )
( Veja todos os gols do Ronaldo em Copas do Mundo )
( Ronaldo em números )
( Veja a repercussão mundial do adeus )
Ronaldo anunciou a despedida ao lado dos filhos Alex e Ronald, e do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. Muito emocionado, ele não conteve as lágrimas em diversos momentos da coletiva.
- Estou encerrando a minha carreira como jogador profissional. Queria dizer que ela foi linda, maravilhosa, emocionante. Tive muitas derrotas, infinitas vitórias. Fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo. Enfim, estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes - disse Ronaldo.
- Todos sabem do meu histórico de lesões. Tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões que vão de uma perna para a outra, de um músculo para o outro. E estas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira..
Ao fim de 45 minutos de coletiva - um tempo de um jogo de futebol -, Ronaldo recebeu de Sanchez uma camisa do Corinthians com os dizeres '#parasemprefenomeno' nas costas.
Leia mais:
Ronaldo se despediu dos jogadores antes da coletiva
( Leia a íntegra do discurso de despedida de Ronaldo )
Mano Menezes diz que Ronaldo agora "vai virar lenda"
Conheça as causas e tratamentos para o hipotireoidismo
Ronaldo foi um dos maiores jogadores da história, diz Parreira
Fonte:O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário