segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NOVO FACEBOOCK

Facebook cria sistema para integrar e-mail, mensagens pessoais e SMS

Sistema é 'complemento' e não vai 'matar' o e-mail, diz criador do site; usuários poderão receber mensagens com endereço @facebook.com


O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) um novo sistema de comunicação pessoal que pretende integrar e-mails, mensagens enviadas pelo site e torpedos (SMS) pelo celular. O sistema foi apresentado pelo presidente da rede social, Mark Zuckerberg, como "evolução e complemento do e-mail, e não algo que vai matar o e-mail".

Pelo sistema, as mensagens recebidas vão ganhar filtros sociais: itens enviados por pessoas mais próximas serão exibidas com prioridade. O programa também passará a aceitar anexos, como nos e-mais tradicionais, e passará a exibir todo o histórico de comunicação entre dois contatos.

Será possível utilizar um endereço de mensagens @facebook.com, mas o usuário poderá ter acesso às funções mesmo se utilizar um endereço diferente. A integração com outros serviços não estará disponível logo no início, mas será disponibilizada em breve, segundo Zuckerberg.

O novo sistema de mensagens será liberado apenas para alguns usuários selecionados pelo Facebook, e só funcionará nos EUA. Esses usuários também poderão convidar outros internautas para participarem da fase de testes do programa.

"E-MAIL É MUITO FORMAL"
Segundo Zuckerberg, cerca de 350 milhões de internautas usam o Facebook para trocar mensagens privadas com seus contatos. No total, 4 bilhões de mensagens são trocadas diariamente pelo site. "Muitos jovens já preferem enviar mensagens pelo Facebook em determinadas situações. Eles consideram o e-mail algo muito formal."

O sistema funcionará com clientes Jabber (como o GTalk, do Google), APIs de comunicação do próprio Facebook e se integrará a sistemas de e-mail em breve. Também será possível ler e-mails diretamente no Facebook, utilizando a plataforma para substituir clientes como o Exchange, Gmail e Hotmail, por exemplo.

"Não acreditamos que o sistema de mensagens do futuro será o e-mail", disse. Segundo o fundador da rede social, a tecnologia precisa integrar mensagens em diversas plataformas, desde o computador até o celular, além de manter o imediatismo dos torpedos e a privacidade do e-mail. "Muita gente acha que deveríamos adicionar funções ao sistema de mensagens. Na verdade, acredito que deveríamos eliminar funções, deixá-lo o mais simples possível

POLUIÇÃO VISUAL

             



Banhistas das praias de Olinda precisam dividir orla com lixo e veículos

Reprodução TV GloboReprodução TV Globo

Ansiosos para ir à praia, os motoristas deixam o carro em qualquer lugar; motoqueiros andam na calçada
Uma opção em Olinda, no último domingo (14), foi aproveitar o belo dia de sol. Muita gente se distraiu e relaxou à beira mar. A praia ficou lotada. Só que nem todo mundo zela pela ordem e limpeza da orla.

Domingo de sol, dia de ir praia, com a família, levar a criançada para brincar na água. Tem gente que gosta de ficar no sol, tem gente que prefere a sombra. No entanto, tem uma coisa que todos que vão até o local concordam: Olinda é um bom lugar para se divertir. “Eu adoro. Só falta melhorar algumas coisas”, disse a doméstica Lucelena Almeida.

Tem mesmo. A começar pelo comportamento dos motoristas. Ansiosos para ir à praia, eles deixam o carro em qualquer lugar. Não importa se o meio fio é amarelo, eles estacionam mesmo sabendo que vão atrapalhar o trânsito. Se a placa diz que é proibido, também não tem problema, eles param mesmo assim. E se for preciso, deixam o carro em cima da calçada. Em Casa Caiada, tudo isso parece normal.

O comportamento dos motoqueiros é ainda pior. Eles andam no passeio, disputam espaço com os pedestres. Para estacionar, também não costumam seguir as regras. Um empresário que mora na avenida beira mar de Olinda diz que o desrespeito às leis de trânsito se repetem todos os fins de semana. “Para quem é morador, é horrível. A gente não consegue nem sair nem entrar em casa”, afirmou.

Os banhistas reclamam. Para eles, o lixo é um problema. “Cada cadeira deveria ter um saquinho, e não tem. A gente improvisa um aqui”, falou a costureira Ivonete dos Santos.

Mas nem todo mundo pensa assim e, com a desculpa de que não tem lixeiras, as pessoas jogam tudo no chão. Aos poucos a sujeira vai se acumulando. Outra queixa é a falta de segurança.

Tem outro transtorno que está tirando a paz dos moradores. Muitos banhistas fazem xixi em qualquer lugar. Na rua, nas paredes dos prédios, nas calçadas. Eles fazem isso mesmo com os banheiros químicos disponíveis.

A Polícia Militar disse que realiza rondas com policiais motorizados e de bicicleta na orla de Olinda para garantir a segurança e se algum banhista for flagrado fazendo xixi recebe uma advertência verbal.

Já a Prefeitura de Olinda informou que existem 16 banheiros químicos na orla de Casa Caiada. Sobre as irregularidades no trânsito, a Prefeitura disse que faz a fiscalização e que, no domingo, a Secretaria de Trânsito autuou todos os motoristas que estacionaram em local proibido na praia. Quanto ao problema do lixo, duas equipes da Secretaria de Serviços Públicos se revezam em dois turnos para tentar manter a limpeza.