domingo, 19 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012

GALO DA MADRUGADA








Para o seu 35º desfile, o Galo da Madrugada, um dos maiores blocos do Brasil, é a principal atração no Carnaval de 2012 no Recife. A partir das 9 horas deste sábado, os foliões vestiram chapéu de couro e gibão, juntando frevo e baião para homenagear o ilustre pernambucano que, com a sua sanfona branca e seu talento inigualável, levou a música e a história do homem nordestino aos quatro cantos do Brasil. E, por que não dizer, do mundo.

O tema “Galo, frevo e folião: homenageia ao Rei do Baião” e a celebração ficou por conta do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Grandes sucessos do Rei do Baião, como Pagode russo, Xote das meninas, Riacho do navio e Respeita Januário, entre outros, também entraram no repertório dos 25 trios elétricos que compuseram o desfile de 2012. O percurso foi o mesmo do ano passado, tendo a avenida Dantas Barreto como corredor principal na capital pernambucana.

O desfile do Galo homenageou, ainda, os 80 anos de cortejos do boneco gigante mais famoso de Olinda, o Homem da Meia-Noite, que saiu às ruas, pela primeira vez, em 1932.

Chuvas de folia
A meteorologia não afetou a animação dos foliões que acompanharam o Galo. Até São Pedro parou um pouquinho para ver a saída do desfile do Galo da Madrugada. Às 9 horas em ponto, as chuvas deram uma trégua no Centro do Recife. Uma salva de fogos anunciou a saída do desfile.

Por causa do tempo instável, o café do manhã oferecido às autoridades pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, foi transferido dos jardins para o Salão das Bandeiras.

Na concentração do Galo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a Força Nacional do Siostema Único de Saúde (SUS) para grandes eventos estará fazendo uma simulação no Recife, que faz parte dos preparativos para a Copa e para a Olimpíada de 2016. “Se a gente passar no teste do Galo, passa em qualquer um“, disse Campos.

Presente ainda ao desfile do Galo, o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), André Correia, que comemorava uma ocupação hoteleira de 98% no no Carnaval pernambucano deste ano. (das agências de notícias)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Para o seu 35º desfile o Galo da Madrugada vestiu chapéu de couro e gibão e juntou frevo e baião para homenagear o ilustre pernambucano que, com sua sanfona branca e seu talento inigualável, levou a música e a história do homem nordestino aos quatro cantos do Brasil.