quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Confira o que abre e fecha no Natal e no Ano-Novo

O funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado por causa das festas de final de ano

A chegada das festas de fim de ano provocou mudanças no horário de funcionamento de diversos estabelecimentos em todo o Estado de Pernambuco. Veja abaixo o que abre e fecha nas duas últimas semanas de 2010.

SHOPPINGS
O Shopping Recife e o Shopping Tacaruna irão funcionar das 9h à meia-noite nesta quarta (22) e nesta quinta (23). Na sexta (24), os dois centros de compras abrirão das 9h às 19h e, no sábado (25), as lojas fecharão, mas os serviços de alimentação e lazer terão funcionamento facultativo.

Na próxima semana, o Shopping Tacaruna funcionará em seu horário normal. No domingo (26), o centro de compras abrirá das 12h às 20h e, entre os dias 27 e 30 de dezembro, das 9h às 22h.

No Cabo de Santo Agostinho, o Shopping Costa Dourada irá funcionar das 9h às 23h nesta quarta (22) e nesta quinta (23). Na sexta (24), o centro de compras abrirá das 9h às 19h. Já no sábado (25), o shopping estará fechado.

No Agreste, o North Shopping Caruaru funciona em horário estendido até esta quinta (23):
Lojas satélite, Americanas, C&A e Marisa – Das 10h às 23h
Alimentação e Lazer – Das 11h às 23h
Hiper Bompreço – Das 9h às 23h

Na sexta (24), o North Shopping Caruaru abrirá nos seguintes horários:
Lojas satélite, C&A e Marisa – Das 10h às 18h
Lojas Americanas – Das 10h às 19h
Alimentação e Lazer – Das 11h às 18h
Hiper Bompreço – Das 9h às 19h

Já o Polo Caruaru abrirá normalmente nesta sexta (24), véspera de Natal: das 9h às 18h. No sábado (25), tanto o Polo Caruaru quanto o North Shopping Caruaru estarão fechados, abrindo normalmente no dia seguinte.

Em Petrolina, no Sertão, o River Shopping funcionará nas duas próximas sextas (24 e 31) nos seguintes horários:
Lojas – 10 às 20h;
Hiper Bompreço – 8h às 20h;
Alimentação e Playtoy – Abrem das 10h às 20h.

No sábado (25), funcionam apenas a Praça de Alimentação e o Playot, das 12h às 20h. No dia 1º de janeiro, o centro de compras estará fechado.

CINEMAS
A rede de cinemas UCI Ribeiro, presente nos shoppings Recife, Tacaruna, Plaza e Boa Vista, terá mudanças no seu horário de funcionamento neste final de ano. Os cinemas da rede irão funcionar normalmente nas duas próximas quintas (23 e 30) e nos dois domingos seguintes (26/12 e 02/01). Nas duas próximas sextas (24 e 31), as sessões seguirão até às 17:30 enquanto, no dois sábados seguintes (25/12 e 1º/01), elas irão começar a partir das 14h.

SUPERMERCADOS
De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados (APES), os supermercados estarão fechados nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

DETRAN
As unidades de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) localizadas nos shoppings da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado irão funcionar das 9h às 13h nas duas próximas sextas (24 e 31). A sede do Detran-PE e as unidades situadas nos Expressos Cidadãos abrirão das 8h às 12h nessas duas datas.

MERCADOS E FEIRAS
No Recife, até a próxima sexta-feira (24), os mercados e feiras funcionarão em horário normal. No sábado (25), funcionarão em horário reduzido, das 6h às 13h. A exceção fica por conta do Mercado do Cordeiro que funcionará em seu horário normal, 24h. O Mercado de Frutas, Shopping Santa Rita e Camelódromo, estarão fechados, nesse dia. As feiras livres funcionarão em seu horário normal, das 6h às 18h.

LIMPEZA
 A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) do Recife mantém, até a próxima sexta-feira (24), o reforço nos serviços de varrição, lavagem e coleta nas vias do Centro do Recife. O trabalho prioriza 48 ruas, entre elas a Avenida Guararapes, Pátio de São Pedro, Rua Floriano Peixoto, Rua da Concórdia, Mercado de São José, Rua do Hospício, Rua Nova e Rua do Riachuelo.
COLETA
Nos dias 24 e 25, a coleta domiciliar no Recife vai acontecer de forma normal, seguindo o cronograma de cada bairro e rua. Já o atendimento através do 156 funcionará em horário reduzido na sexta (24), das 8h às 12 e no sábado (25) não haverá atendimento.

CTTU
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a partir das 12h desta sexta-feira (24), vai manter em operação os serviços essenciais que funcionam 24h, como a manutenção de semáforos, fiscalização de trânsito e o teleatendimento ao cidadão. O mesmo esquema vale para o sábado (25), Dia de Natal. A população pode tirar dúvidas ou realizar alguma denúncia através da ligação gratuita ao número 0800 081 10 78.

SAÚDE
As unidades que prestam assistência em regime 24h no Recife funcionarão normalmente: o Samu (192), as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Bandeira Filho (Afogados) e os hospitais de pediatria Maria Cravo Gama (Afogados) e Helena Moura (Tamarineira). Já os ambulatórios e postos de Saúde da Família funcionarão até o meio dia da sexta-feira (24). No sábado (25), as unidades estarão fechadas. Os horários também se aplicam aos polos do Programa Academia da Cidade.