sexta-feira, 4 de março de 2011

Visita Mas Que Aguardada

Obama pode anunciar fim de vistos para brasileiros

Presidente americano chega ao Brasil no próximo dia 19 para visita de dois dias

  
Nicholas Kamm/04.03.2011/AFP



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca no Brasil na noite da sexta-feira (18) com uma agenda cronometrada. Cercado por uma comitiva com quase mil pessoas, entre seguranças, assessores e secretários, Obama vem fechar uma série de acordos com o governo brasileiro e visitar pontos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta, pode entrar também o fim da obrigatoriedade de vistos prévios para brasileiros que queiram entrar nos EUA.
O primeiro compromisso está marcado para o sábado (19), quando será recebido pela presidente Dilma Rousseff em um almoço no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) com a presença de dez grandes empresários brasileiros.
Estão na lista as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht; a Coteminas, maior empresa têxtil do país; a Cutrale, gigante na produção de suco de laranja; a fabricante de aviões Embraer; a siderúrgica Gerdau; a mineradora Vale; a Stefanini, que atua na área de tecnologia da informação; a Aracruz, produtora de papel e celulose; e a Votorantim, conglomerado com braços nas áreas de cimento, mineração e metalurgia, siderurgia, celulose e papel, entre outros.
A intenção dos empresários é buscar canais de aproximação com o mercado americano e aprofundar as relações comerciais justamente num momento em que a China ultrapassa os EUA como principal parceiro do Brasil.
O Itamaraty não esconde que poderá haver algum tipo de pressão da delegação americana para que o Brasil escolha os caças F/A-18 Super Hornet, da Boeing, no processo de renovação da FAB (Força Aérea Brasileira).

Fim do carimbo no passaporte

Durante o evento, Obama deve fazer seu principal discurso durante toda a visita. De acordo com assessores da embaixada americana em Brasília, o presidente vai reforçar a visão de que o Brasil não é apenas mais um país na América Latina, mas sim um grande parceiro que tem atuado como protagonista nas grandes questões mundiais.
Diplomatas brasileiros dizem acreditar que o os elogios não ficarão apenas nas palavras. É esperado que Obama coloque em pauta o fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados Unidos.
De acordo com Roger Dow, presidente da US Travel Association, quando a rejeição de vistos recua a menos de 5%, o país se habilita a entrar no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte.
Em 2009, 890 mil brasileiros gastaram R$ 4,4 bilhões nos Estados Unidos, dando ao Brasil a 7ª posição no ranking dos maiores visitantes. No ano passado, o número de brasileiros saltou para 1,2 milhão. O fim da exigência do visto poderia gerar R$ 10,3 bilhões de receitas extras aos americanos, pelos cálculos da US Travel Association. Em tempos de crise, relatam os diplomatas, esse dinheiro é extremamente importante.
Dentre outros acordos que serão assinados, um é especialmente importante para os cerca de 1 milhão de brasileiros que trabalham nos EUA. É que eles deverão ser beneficiados pelo acordo de cooperação na área de Previdência Social. Por esse programa, aquele que paga a Previdência nos EUA e resolver voltar para o Brasil, poderá resgatar o que pagou no território americano.

Turismo no Rio

No domingo (20), Obama terá uma dia mais à vontade, ainda mais porque estará na companhia da mulher, Michele, e das filhas Sasha, de 11 anos, e Malia, de 9 anos. Apesar de a programação ainda não estar fechada, espera-se que a família visite o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e uma praia.
Um dos programas que está definido é a visita a uma comunidade que conte com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). É nesse local que Obama dará um tom mais popular à sua visita.
A ideia, previamente acertada com o governo brasileiro, é de fazer propaganda para os eventos internacionais que virão por aí, como a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio.

CARNAVAL

Foliões chegam ao Marco Zero para a abertura do carnaval do Recife


Palco montado na praça receberá artistas do frevo, do maracatu e da MPB.
Show "Sob o Mesmo Céu" vai reunir 12 cantoras sob direção de Lenine.



A Praça do Marco Zero, no Centro do Recife, começava a ser tomada pelo público no início da noite desta sexta-feira (4). O local vai abrigar a festa da abertura oficial do carnaval da cidade e terá, ao longo da noite, apresentações de orquestra de frevo e maracatu. O encerramento fica por conta do show “Sob o Mesmo Céu”, que reunirá 12 vozes da MPB feminina sob direção do cantor de compositor Lenine. Entre as cantoras estão Elba Ramalho, Fernanda Takai e Mariana Aydar. (Foto: Claudia Silveira/G1)
 
A Praça do Marco Zero, no Centro do Recife, começava a ser tomada pelo público no início da noite desta sexta-feira (4). O local vai abrigar a festa da abertura oficial do carnaval da cidade e terá, ao longo da noite, apresentações de orquestra de frevo e maracatu. O encerramento fica por conta do show “Sob o Mesmo Céu”, que reunirá 12 vozes da MPB feminina sob direção do cantor e compositor Lenine. Entre as cantoras estão Elba Ramalho, Fernanda Takai e Mariana Aydar.
 
 (Foto: Claudia Silveira/G1)
 

GALO DA MADRUGADA

Multidão acompanha montagem final do Galo da Madrugada


Estrutura de 25 metros ficará sobre ponte no Centro do Recife.
Desfile do bloco que atrai recifenses e turistas será neste sábado (5).

Uma multidão acompanhava no final da tarde desta sexta-feira (4) a montagem final do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. A estrutura tem 25 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Sávio Araújo, que utilizou cerca de 2,5 toneladas de material, principalmente ferro e fibra de coco. No final desta tarde, o Galo da Madrugada já estava todo pronto, faltava apenas ser içado por um guindaste. O desfile do bloco será na manhã deste sábado (5), pelas ruas do Centro da cidade. (Foto: Claudia Silveira/G1)

 
Uma multidão acompanhava no final da tarde desta sexta-feira (4) a montagem final do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. A estrutura tem 25 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Sávio Araújo, que utilizou cerca de 2,5 toneladas de material, principalmente ferro e fibra de coco. No final desta tarde, o Galo da Madrugada já estava todo pronto, faltava apenas ele ser içado por um guindaste. O desfile do bloco será na manhã deste sábado (5), pelas ruas do Centro da cidade.
 
(Foto: Claudia Silveira/G1)