quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Silhueta aparece no meio de ‘arco-íris’ na Crimeia

Ilusão ótica foi criada por raios de sol baixos atrás de observador no alto de montanha


O fenômeno conhecido como espectro Brocken, ou espectro da montanha, apareceu em uma região montanhosa da Crimeia, próximo à Ucrânia. Ele ocorre quando raios de sol baixos incidem atrás de uma pessoa no uma montanha envolvida em névoa. A fotografia foi tirada pelo professor Mikhail Baevsky, segundo informações do Daily Mail.

Editora Globo
Reprodução Daily Mail
 
 
 

Hipopótamo na Polônia arruma namorada 44 anos mais velha


Os funcionários do zoológico de Varsóvia, na Polônia, já tinham perdido as esperanças de arrumar um companheiro para a bela Aniela. A fêmea de hipopótamo beira a aposentaria com seus 48 anos, mas mesmo assim foi capaz de usar seu charme para conquistar um jovem exemplar da espécie.
Hugo, o escolhido, tem apenas 4 anos, mas não resistiu aos encantos de Aniela. Após alguns banhos na piscina dedicada à eles no zoo, a fêmea surpreendeu o hipopótamo e o casal logo começou a namorar nesta quinta-feira (27/01).
Os tratadores dos animais agora esperam que depois de tanto tempo um filhote possa nascer desta união.


Embora 44 anos mais novo que Aniela, Hugo parece gostar da fêmea, mas deve tomar cuidado com os afagos da jovem senhora. Segundo especialistas, uma mordida de hipopótamo tem o dobro da potência de uma mordida de leão.
Hipopótamos chegam a viver, em média, 30 anos. Em cativeiro o período pode alcançar 55 anos.


que lindo gente rsrsrrs



(Fotos: Tomasz Gzell/EFE)

As praias mais belas do mundo

5 praias incríveis pelo globo.


As praias mais belas do mundo
As praias mais belas do mundo / Crédito: Getty Images

Listar as praias mais incríveis e lindas do mundo é sempre uma tarefa difícil e sabemos que vai gerar muita discussão. Mas o Adoro Viagem lista e você opina, eis as 5 praias mais belas do mundo:

5º Lugar Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Suas águas cristalinas são perfeitas. Com uma temperatura na medida, -nem muito quente, nem muito fria. Seus bancos de coral e transparência máxima das águas, fazem do mergulho um do seus principais atrativos, é facílimo ver uma infinidade de peixes e outros animais marinhos. O acesso difícil ajuda na preservação, o penhasco que dá acesso proporciona uma vista fenomenal. 

4º Lugar Nungwi, Zanzibar, Tanzânia
Com areias tão finas que rangem entre os dedos, o som de cuíca poderia ser incomodo sem centenas de pessoas transitassem pela praia, mas é exatamente ao contrário. A praia deserta, somada ao oceano cor de safira, fazem desta ilha um lugar de sonhos possíveis e tão particulares. Poucos associam esta cor de mar ao continente Africano, mas ela é tão recorrente e por enquanto, pouco lotada.

3º Lugar Navagio, Grécia
Acessível apenas por barco, mas ainda sim, lotada, esta praia Grega tem a foto de praia mais bela do mundo. A lotação incomoda um pouco, mas o visual compensa. Encravada em meio às falésias de calcário, banhada pelo azul mais azul do mediterrâneo, entra em nossa lista por unir gente bacana e linda à um visual cinematográfico. 

2º Lugar Palawan, Puerto Princesa - Filipinas

Se a proximidade rende às Filipinas belezas naturais tão belas, ou até mais, que a bombadérrima Tailândia, a escassez de turistas a gabaritam como o paraíso a ser conquistado. E Palawan é um território de mata virgem, areias brancas com açúcar e águas tão lindas, transparentes e calmas, que talvez seja, sim, o éden na terra. Por ser impossível apontar qual praia do arquipélago seja a mais linda, não podemos dar o primeiro lugar para Palawan.  

1º Lugar Whitehaven, Whitsunday Islands, Australia

Com o nome de "Refúgio Branco", esta praia que une uma areia tão branca quanto leite, uma água de um azul único no planeta e uma mata virgem tão densa e exuberante que a tornam mais bela do mundo.  O único trabalho que você terá aqui é esgueirar-se, contemplar o que há de mais deslumbrante no planeta. Veja a vida sob uma ótica totalmente nova, contemplar é o que há de mais in no momento. Esqueça as praias bombadas, o som alto e os drinks mirabolantes. Refugie-se nesta praia deserta onde o mundo derramou toda sua beleza em quantidades enormes. A ordem é essa. 

SISU

Matrícula de aprovados pelo SiSU começa nesta quinta-feira

Quase 83 mil estudantes foram aprovados pelo sistema de seleção; matrículas prosseguem na sexta (28) e segunda-feira (31).




A matrícula dos 82.949 candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começa nesta quinta-feira (27) nas 83 instituições públicas de educação superior que participam do programa. A matrícula também poderá ser feita na sexta-feira (28) e na segunda-feira (31) na instituição de ensino para a qual o estudante foi selecionado.

A lista dos estudantes aprovados pelo SiSU foi divulgada no domingo (23). A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

O Ministério da Educação divulgou a relação dos cursos oferecidos pelo SiSU que tiveram maior procura. Os cursos com maior número de candidatos inscritos foram os de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC); de direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de medicina nas universidades federais do Ceará (UFC) e de Pelotas (Ufpel), e de administração, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A Universidade Federal do Ceará recebeu o maior número de inscrições, com 118.221 candidatos interessados em uma das 5.724 vagas oferecidas pela instituição. Em seguida ficaram a Universidade Federal do Mato Grosso (96.252 inscrições), Universidade Federal do Rio de Janeiro (92.890) e Universidade Rural de Pernambuco (91.179).

Em relação à concorrência, que calcula a média de inscritos por vaga oferecida, em primeiro lugar aparece o Instituto Federal, de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, com 683,33 candidatos/vaga (a instituição oferecia apenas três vagas no SiSU). O Instituto Federal de Brasília teve média de 274 candidatos/vaga, seguido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com 201 candidatos/vaga.

PROUNI

ProUni termina com número recorde de mais de 1 milhão de inscritos



Resultado da primeira chamada será divulgado nesta sexta-feira (28); programa dá 123 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior



Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.048.631 estudantes inscritos para as 123.170 bolsas de estudo oferecidas em cerca de 1.500 instituições de ensino superior. As inscrições foram abertas na sexta-feira (21) e terminaram às 22h59 (horário do Recife) desta terça.

O número, segundo o Ministério da Educação, representa um recorde no total de inscritos desde a criação do ProUni, em 2004. No ano passado, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas - até então a maior marca.

O ProUni oferece 80.520  bolsas de estudo integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade.  O resultado em primeira chamada será divulgado na sexta-feira (28), na página eletrônica do programa. Até 4 de fevereiro, o candidato pré-selecionado deve comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereirocom prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro..

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Cronograma de inscrição
Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.