segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PARA REFLETIR


 Não Desista Nunca

Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.
Estoura a sua ponte.
Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.
Realmente não é simples.
Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
É só não se desesperar.
Seja no mínimo um pouco paciente.
Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
Pergunto, vale a pena insistir?
Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.
O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...
ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

A visão sem ação, não passa de um sonho.

A ação sem visão é só um passatempo.
A visão com ação pode mudar o mundo.


Martha Medeiros 

PARA REFLETIR

A alegria na tristeza


O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada. 



MARTHA MEDEIROS

Obs:Procurem conhecer essa escritora vai valer muito apena eu garanto.
  

Refleção

Para pensar


Um homem recebeu, certa vez, a visita de alguns amigos.

-"Gostaríamos muito que nos ensinasse aquilo que aprendeste todos esses anos", disse um deles.

-"Estou velho", respondeu o homem.

-"Velho e sábio", disse outro.

-"Afinal de contas, sempre te vimos rezando durante todo esse tempo.

-O que conversas com Deus?

-Quais são as coisas importantes que devemos pedir?"

O homem sorriu.

-"No começo, eu tinha o fervor da juventude, que acreditava no impossível. Então, eu me ajoelhava diante de Deus e pedia para que me desse forças para mudar a humanidade. Aos poucos, vi que era uma tarefa além das minhas forças. Então, comecei a pedir a Deus que me ajudasse a mudar o que estava à minha volta."

-"Nesse caso, podemos garantir que parte de seu desejo foi atendido", disse um dos amigos. "Seu exemplo serviu para ajudar muita gente."

-"Ajudei muita gente com meu exemplo. Mesmo assim, sabia que não era a oração perfeita. Só agora, no final da minha vida, é que entendi o pedido que devia ter feito desde o início."

-"E qual é este pedido?"

-"Que eu fosse capaz de mudar a mim mesmo." 



PAULO COELHO 

Série Lost

Watch live video from ♆SERIE LOST♆ on Justin.tv

Dois Homens e Meio

Watch live video from Tuned126 on Justin.tv

Supernatural

Watch live video from Patriciapatyly2 on Justin.tv

Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está com inscrições abertas para seleção de aproximadamente 1,2 mil

Estaleiro Atlântico Sul inscreve para seleção de 1,2 mil trabalhadores

 

Há vagas para soldadores, montadores, projetistas, engenheiros e supervisores de produção com experiência na área naval ou metal-mecânica 

 

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está com inscrições abertas para seleção de aproximadamente 1,2 mil profissionais entre soldadores, montadores, engenheiros, projetistas e supervisores de produção. É exigida experiência comprovada em carteira de trabalho para todas as funções. Para concorrer às vagas, os interessados deverão se cadastrar no site do EAS.

Do total de vagas a serem preenchidas, a maior parte é para soldadores (cerca de 570), seguidos de montadores (aproximadamente 520), engenheiros (60), supervisores de produção (20) e projetistas (20). Há vagas para soldadores com experiência em MIG/MAG (solda por arco elétrico com gás de proteção); 6G/Tubulação; eletrodo revestido e TIG (solda por eletrodos não consumíveis de tungstênio).

No caso de montadores, as especialidades a serem contratadas são montador de estrutura ou caldeireiro, montador de tubos ou encanador e montador elétrico.  Os engenheiros devem ter, preferencialmente, formação em Mecânica, Engenharia Naval ou de Produção. Os projetistas, por sua vez, podem ser das áreas de Mecânica, Naval ou de Tubulação. Os supervisores de produção devem ter trabalhado ou estar trabalhando na indústria naval ou metal-mecânica.

Após a triagem dos currículos, os profissionais pré-selecionados serão convidados para a seleção no EAS, localizado no Complexo de Suape. No processo seletivo, eles deverão apresentar, entre outros documentos, o certificado de qualificação para a vaga pleiteada ou o diploma de curso superior (no caso das funções de nível universitário).

A seleção é nacional, mas a maioria dos escritos é de Pernambuco. “Nosso convite é para todos os pernambucanos, de todos os lugares, no Sertão, Agreste... Pernambuco tem sido a maioria que tem se cadastrado no nosso site. Até março, todas as vagas devem estar preenchidas”, afirma o diretor administrativo do Estaleiro, Gerson Beluci.

BENEFÍCIOS
O EAS oferece salário compatível com o mercado, plano de carreira, participação nos resultados, assistência médica e odontológica, transporte e refeitório, entre outros benefícios. Os selecionados que residirem fora de Pernambuco também terão auxílio moradia e ajuda de custo para a mudança.


inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na sexta-feira (21) e não mais na quarta-feira (19)

MEC muda início das inscrições no ProUni para sexta-feira 

 

Prazo começaria na quarta-feira (19), mas mudou devido ao SiSU Programa oferece bolsas em universidades particulares

 

 


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na sexta-feira (21) e não mais na quarta-feira (19) como havia sido confirmado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas. A mudança ocorre devido à prorrogação do prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as 23h59 de quinta-feira (20).
As inscrições para o ProUni vão até terça-feira (25) no site do programa. São oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de Ensino Superior.
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.
DUAS ETAPASNesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.
O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.
A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.
Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.



inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado para as 23h59 de quinta-feira (20).

MEC prorroga inscrições para o SiSU até quinta-feira

 

MEC criou limitador de tempo para cadastro para cada estudante; decisão judicial estendeu vagas da UFRJ para alunos de todo o país

 

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (17) que o prazo final para inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18). Muitos estudantes relataram problemas para acessar o sistema.

A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O MEC disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.

Ainda nesta segunda-feira, segundo o MEC, será divulgado novo cronograma de datas das inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e das matrículas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologias.

Além disso, por uma decisão judicial, as vagas do SiSU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi estendida para alunos da rede pública de todo o país, não apenas do estado fluminense.

Limitador de tempo
O MEC criou um limitador ao tempo de acesso ao site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Se a página ficar aberta, sem movimentação, será fechada em dez minutos. O MEC disse que com a medida pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.

Segundo o MEC, mais de 357 mil estudantes já se inscreveram no SiSU. Nesta segunda-feira (17),  de acordo como ministério, a média de inscrições chegaou a 400 por minuto. O site tem capacidade de 50 mil inscrições por hora, e de acordo como MEC, na segunda-feira este número chegou a 84 mil por hora.

O MEC explica que quando o número limite é superado, ocorre a tendência de lentidão e recomenda que as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, somente quando o aluno já tiver definido as suas opções.

As inscrições ocorrem até esta terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do SiSU (link para a página do SiSU).

 Pelo sistema, os estudantes podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.

Desde domingo, estudantes relataram dificuldade para acessar o sistema. Segundo o MEC, o motivo foi a alta procura simultânea. O ministério afirmou que iria reforçar o sistema para que ficasse mais rápido nesta segunda-feira.

O ministério garantiu que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 serão carregadas automaticamente no sistema, após o estudante se logar, mesmo no caso daqueles alunos que não conseguiram visualizar a pontuação.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010. A primeira lista de aprovados será divulgada em 22 de janeiro.

Lista de espera
Os candidatos não aprovados em sua primeira opção, em nenhuma das três chamadas, poderão constar da lista de espera do SiSU, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado. Esta lista de espera não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no SiSU. O uso da lista de espera do SiSU para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
1) Maior nota obtida na redação;
2) Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
3) Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
4) Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
5) Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias;

O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.