quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Top 10: Animais estranhos e raros

O site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós, mas muitos deles estão ameaçados de extinção.
A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat natural dos bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Veja a lista abaixo:


10. Proteus anguinus
  DivulgaçãoÉ um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.
9. Tremoctopus violaceus
Editora Globo
Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.
>> Top 10: filmes de animais assassinos
8. Centrolenidae
Editora Globo
As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.

7. Psychrolutes marcidus
Editora Globo
O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.
 
6. Archaeidae
Editora Globo
Uma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.
5. Sternoptychidae
Editora Globo
Esta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.
4. Kiwa hirsuta
Editora Globo
Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.
3. Phycodurus eques
Editora Globo
Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado.
2. Uroplatus phantasticus
Editora Globo
Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

1. Hemeroplanes cartepillar
Editora Globo
Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.

Refinaria de Suape

Confusão na PE-60 termina com operário ferido a tiro no rosto


Operários da refinaria estavam ouvindo pronunciamento do sindicato quando tumulto começou; ainda não se sabe quem disparou


Reprodução / TV Globo


Trabalhadores do Consórcio Odebrecht/OAS (Conest), um dos responsáveis pela obra da Refinaria de Suape (fotos) e que iniciaram greve na última segunda-feira (07), estavam concentrados na frente da obra, na PE-60, na manhã desta quarta-feira (09), ouvindo um pronunciamento do sindicato da categoria, quando uma bala perdida atingiu um operário no rosto.

De acordo com a assessoria da Refinaria, o funcionário ferido foi Thiago Ramos de Souza, 23 anos. Ele foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife, e está sendo atendido na unidade buco-maxilar. Ele foi submetido a uma tomografia e, segundo informações do hospital, o quadro dele é estável.

Testemunhas contaram que havia um carro de som no local e que o disparo partiu de uma pessoa que estava dentro de um veículo não identificado. Soldados do Batalhão de Choque, da Polícia Rodoviária e do 18º Batalhão foram chamados para conter os ânimos.

O Sintepav (Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral de Pernambuco), representante da categoria, está em reunião e ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Em nota oficial, o consórcio Conest diz lamentar "as manifestações ocorridas em frente ao canteiro de obras que impediram os trabalhadores de adentrar para retomar suas atividades de trabalho". O documento também informa que a empresa está assegurando todo o atendimento médico ao funcionário ferido.

A nota do consórcio explica ainda que, "desde a paralisação na última 2ª feira, a empresa vem mantendo intenso diálogo com o sindicato da categoria, na busca de uma solução negociada e conjunta. O Consórcio Conest reitera que acredita no diálogo como a melhor forma de entendimento, não poupará esforços para garantir a segurança de seus trabalhadores e manterá o total respeito à legislação vigente".


FOGO NO ALOJAMENTO

Na semana passada, um alojamento de trabalhadores da construtora Odebrecht, ligados à construção da planta petroquímica e não da refinaria, foi incendiado pelos próprios funcionários, inconformados com a decisão da Justiça que considerou ilegal a greve que faziam.

O alojamento, localizado no Cabo de Santo Agostinho, tinha capacidade para abrigar cerca de 2 mil pessoas. De acordo com a polícia, o alojamento estava cheio no início do protesto. Em nota oficial, a Odebrecht informou que dois trabalhadores sofreram ferimentos e tiveram alta. A empresa informou também que o fogo destruiu 90% da estrutura do alojamento



FONTE:pe360graus.com

FREVO!!

Recife comemora 104 anos do frevo com festa o dia inteiro


A programação conta com apresentação de passistas e artistas regionais, além de lançamento de livro e CD; cortejo seguirá pelas ruas do Centro em direção à Praça do Arsenal


Reprodução / TV Globo
 
A cidade do Recife será palco, nesta quarta-feira (09), de uma grande homenagem aos 104 anos do ritmo que é a cara de Pernambuco: o frevo. A programação conta com shows de passistas, artistas regionais e lançamentos de livro e CD. A festa tem início às 15h, na Praça do Derby, com a saída do Frevioca. De lá, o cortejo segue pelo Centro da cidade, até a Praça do Arsenal.

Às 16h, no Pátio do Frevo, haverá o lançamento do livro sobre a história da passista e professora de frevo Zenaide Bezerra (foto 2), escrito pela pesquisadora Carmem Lélis. Na ocasião, o público será animado por passistas e show da Orquestra de Frevo Raízes com participação de Nena Queiroga, Nono Germano e Ivanildo Silva.

 “É gostar, ter amor pela dança e sentir prazer com ela. É o que sinto, eu estou aos 62 anos e ainda dançando com meus netos, filhos e bisnetos. Acho que o céu está em festa, meu pai deve estar muito contente”, conta Zenaide Bezerra, filha de um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambucano, Egídio Bezerra.

Comandado pela Orquestra do Maestro Mendes, o cortejo segue até a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde ocorre o lançamento de um CD de músicas carnavalescas. A obra é composta pelas composições vencedoras do concurso realizado em dezembro de 2010, que serão apresentadas por Abissal, Josildo Sá, Luciano Magno, Isaar e Maciel Salu, Almir Rouche, Gerlane Lops, Ed Carlos, Walkyria, Benil, Maestro Duda e Nonô Germano.

O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Recife. “A Prefeitura preparou uma grande festa que vai durar o dia todo e conta com grandes shows”, conta a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix
 
Confira a programação:

DERBY
15h – Saída da Frevioca. Roteiro: Derby; Rua do Livramento; Avenida Conde da Boa Vista; Avenida Guararapes; Praça do Arsenal.

PÁTIO DE SÃO PEDRO
16h - Lançamento do Livro “Zenaide Bezerra – No passo da Vida”

16h30 – Show da Orquestra de Frevo Raízes, com o maestro Fábio César e passistas de Zenaide Bezerra. Participação Especial: Ed Carlos, Nena Queiroga, Nonô Germano e Ivanildo Silva.

18h – Concentração e saída do cortejo do frevo. Roteiro: Rua Direita;  Livramento; Avenida Nossa Senhora do Carmo; Martins de Barros; Ponte Maurício de Nassau; Marquês de Olinda; Bom Jesus; Praça do Arsenal.

Participação no cortejo: Turma de Palhaços Fantásticos do Pina, a Cobra e o Dragão, Escola Municipal de Frevo com Maestro Fernando Borges, Clube dos Bonecos Seu Malaquias, Abanadores do arruda, Clube Pavão Misterioso, Passistas de Egídio Bezerra, Cia Cultura Nordestina, Fazendo Arte, Balé Deveras, Grupo São Salomão e Orquestra Vereda Tropical.

18h – Orquestra Usinas de Cordas

19h – Concurso de Porta Estandartes

20h – Orquestra Evocações

PRAÇA DO ARSENAL
18h – Orquestra do Maestro Mendes e passistas em frente ao Paço do Frevo

19h – Chegada do arrastão do Frevo

20h – Coral Edgard Moraes

21h – Lançamento do CD “Festival de Música Carnavalesca”

CNH Popular

Inscrições para o programa CNH Popular começam nesta quarta


Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site do Detran, até o dia 28 de fevereiro



Começam nesta quarta-feira (09) as inscrições para participar do programa CNH Popular, que disponibiliza carteiras de habilitação gratuitas à população de baixa renda. Este ano, a novidade é o aumento de mil vagas em relação ao ano passado - ao todo, serão 15 mil vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran e seguem até o dia 28 de fevereiro.

Podem participar beneficiários dos programas Bolsa Família e Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, alunos matriculados na rede pública, trabalhadores com renda de até dois salários mínimos e pessoas que estão desempregadas há um ano.

“O tempo para os desempregados passou de dois anos para um ano. E além da primeira habilitação e a mudança de categoria, este ano há a opção de adicionar uma nova categoria”, explica a coordenadora do Programa CNH Popular, Amanda Machado (foto 2).

A lista com os beneficiados será divulgada no dia 10 de março. “E já no dia 14, estaremos fazendo a convocação, para que os candidatos possam comprovar as informações preenchidas na inscrição”, diz Amanda.



Fonte:pe360graus.com