quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oi, Silvio!

CASAL DE CREPUSCULO PEGOS NO FLAGRA!!

Robert Pattinson e Kristen Stewart curtem a praia de Paraty


Fotos de Gabriel Reis 

Robert Pattinson e Kristen Stewart foram flagrados em trajes nunca antes vistos, no último fim de semana, em Paraty. Os cliques aconteceram sem eles sequer notarem, no intervalo das filmagens do longa “Amanhecer”, da saga “Crepúsculo”. Um dos momentos mais surpreendentes foi quando os atores acendem um cigarro e fumam. Os intérpretes de Bella e Edward deixaram o Brasil anteontem à noite depois de ficar 10 dias no Rio.







Desrespeito à natureza


Desrespeito à natureza é uma das causas das cheias

Série revela que construções em leitos de rios, aterros irregulares e lixo acumulado afetaram o meio ambiente e colaboraram com as enchentes



As enchentes de junho na Mata Sul do Estado afetaram o meio ambiente em muitas áreas. A natureza respondeu com fúria às construções das casas no leito dos rios, aos aterros irregulares e ao lixo acumulado. Esse é o assunto da segunda reportagem da série sobre a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes.

A cheia mexeu com a geografia de Várzea do Una, onde o rio se encontra com o mar. As curvas desapareceram. Desesperados com o enorme volume de água que viram correr, os moradores abriram uma passagem do rio direto para dentro do mar. A natureza respondeu e formou um enorme banco de areia que atrapalha o próprio trabalho dos pescadores e onde se instalou o lixo que desceu das cidades.

O engenheiro e ambientalista Bertrando Bernardino estuda e tenta preservar o rio Una. Para isso criou um museu. Mas há coisas de que ele não pode cuidar no local. “O que pode melhorar a situação da bacia hidrográfica do rio Una é a não construção ou reconstrução de casas nas margens e dentro dos próprios rios e riachos. Todas essas casas que ficam dentro do rio e nas margens dos rios devem ser demolidas, porque estão em situação de risco”, disse.

Muitas estão sendo reformadas e ocupadas outra vez. Como está acontecendo em Barreiros, onde a água já mostrou que não poupa ninguém. Na cidade, o comércio também está voltando para lugares arriscados. É o caso de uma loja de bicicletas.

Carlos Alberto da Silva levou três meses até conseguir colocar a loja para funcionar outra vez. Ele teve que comprar todas as mercadorias de novo. Só que fez isso no mesmo lugar de antes. Exatamente onde o rio Carimã subiu, derrubando tudo.

O comerciante trabalha no local há 15 anos. “Eu me precavi. Eu não construí o prédio do tamanho que era. Eu recuei e diminui o tamanho dele, além de colocar uma estrutura mais forte. A de antes era fraca, já tinha seus 20 e tantos anos”, falou.

Tijolos e concreto da antiga loja de Carlos Alberto estão submersos em algum lugar. Os especialistas dizem que, em certos trechos, o rio Una está 50 metros mais raso por causa do que ficou depositado lá no fundo. É o que se chama de assoreamento.

A água também mostrou sua força em Cortês. Lá, foi o rio Sirinhaém. Quando ele subiu, cobrou espaço aos moradores que ocuparam as margens. Eles tiveram que sair, mas, assim que puderam, voltaram para casa, que já mostrou não ser o lugar ideal para morar.

O funcionário público Joselito José da Silva sabe disso. “Aqui era um braço do rio, mas com o tempo foram aterrando, aterrando e foram invadindo”, contou.

A enchente deste ano não foi a primeira. Pelo menos três outras levaram à discussão sobre a construção de barragens de contenção. Um dos debates teria sido há dois anos. “Se a reunião de 2008 tivesse tido algum encaminhamento das autoridades ou a atenção devida, provavelmente, poderia não evitar a enchente, mas os danos causados seriam bem menores”, falou Comitê da Bacia do Rio Uma, Alexandre Torres.


Justiça dá direito a novo Enem

Justiça dá direito a novo Enem a quem se sentiu prejudicado por falhas

Quem fez prova amarela ou preencheu gabarito invertido pode reclamar; decisão foi dada por juíza federal do Ceará

A Justiça Federal do Ceará concedeu liminar nesta quarta-feira (17) que assegura a todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se sentiram prejudicados pela prova amarela ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta a fazer uma nova prova se quiserem. A única obrigação é que o estudante faça um requerimento no site do Enem, de acordo com a decisão. Cabe recurso. O Enem foi aplicado em 6 e 7 de novembro.

Decisão também determina que o site do Ministério da Educação para reclamações sobre o Enem fique no ar até as 23h59 até dia 26 de novembro. O MEC havia definido que sistema funcionaria até esta sexta-feira (19). O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, na Câmara, que estudantes seriam convocados para a nova prova já na próxima semana.

A decisão da juíza federal da 7ª Vara Federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, afirma "defiro parcialmente o pedido de liminar do MPF para o fim de determinar ao INEP seja aplicada prova substitutiva ao Enem 2010, a todos os candidatos prejudicados pela inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta, bem como àqueles estudantes que fizeram o exame com o caderno de provas de cor amarela no dia 16 de novembro, as quais foram maculadas por erro de impressão e de montagem, desde que haja prévio requerimento administrativo no site próprio do Enem”.

Outro trecho da decisão da juíza afirma: "Conforme relatos de candidatos que encaminharam centenas de e-mails recebidos pela diretoria desta Vara Federal, eles foram orientados pelos fiscais de sala a marcar os cartões-respostas seguindo a ordem cronológica das questões, e, em seguida, quando já havia sido iniciada a marcação do cartão-resposta, foram orientados tardiamente a proceder de outra maneira, ou seja, seguindo o título da área de conhecimento. Esse fato gerou uma distorção que não se soluciona mediante simples correção invertida do cartão-resposta".

O Ministério da Educação previa refazer a prova para cerca de dois mil prejudicados por erros no caderno de questões amarelo. O próprio ministério disse que irá convocar os estudantes que poderão fazer a nova prova de acordo com o levantamento dos nomes de quem teve problemas registrados nas atas dos fiscais que aplicaram a prova. Além disso, abriu a possibilidade de correção invertida do gabarito àqueles que se confundiram com a inversão dos cabeçalhos.

"O MEC não pode criar duas categorias de prejudicados. Quem se sentiu prejudicado pode pedir para fazer uma nova prova", disse o procurador federal Oscar Costa Filho, autor de ações que pediram a suspensão e a anulação do Enem devido a falhas.

"Estavam sacrificando prejudicados para diminuir o número de estudantes e para dar tempo de fazer a nova prova e atender o calendário", afirmou Costa Filho.

O Ministério da Educação afirmou que esperará ser notificado oficialmente para se manifestar.

Falhas
Logo depois do exame, no sábado (6), os estudantes reclamaram de problemas na folha de respostas e na prova amarela. Na folha de respostas, os cabeçalhos que indicaram as áreas de conhecimento estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. O Ministério da Educação diz que a orientação era seguir a ordem numérica das questões, mas alguns alunos afirmam que não receberam a recomentação e, por isso, preencheram o gabarito de forma invertida.

Além disso, um lote da prova amarela tinha problemas de impressão com algumas perguntas repetidas, outras faltando, sequência numérica errada e até algumas questões de um outro modelo aplicado, a prova branca.

Segundo o Inep, cerca de 3,3 milhões de estudantes fizeram o Enem neste ano.


Cursos superiores com dois anos

Cursos superiores com dois anos estão com inscrições abertas

As vagas abertas são para os cursos de Gestão de Marketing; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar e Logística


O processo seletivo 2011.1 para cursos superiores de dois anos, da Faculdade Boa Viagem (FBV), será no dia 27 deste mês. As vagas abertas são para os cursos de Gestão de Marketing; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar e Logística.

Os interessados devem se inscrever no Espaço Executivo FBV, na avenida Conde da Boa Vista, 1410, no edifício, Palmira, das 8h às 21h. Também há a opção de fazer as inscrições no Stand da FBV, no segundo andar do Shopping Boa Vista. O custo é de R$ 25.

As aulas terão início em fevereiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h20 ou das 18h50 às 22h10, no Espaço Executivo na Boa Vista.

Outras informações: 3421.6683 e 3229.9719.

Resultado do Prominp

Resultado do Prominp será publicado nesta quinta-feira

A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial da União e nos endereços eletrônicos do programa e da Fundação Cesgranrio


O resultado do processo seletivo do 5º Ciclo de Seleção Pública do Prominp será divulgado nesta quinta-feira (18). A lista de classificados será publicada no Diário Oficial da União e nos endereços eletrônicos www.prominp.com.br e www.cesgranrio.org.br. Ao todo, foram oferecidas quase 28 mil vagas em 13 estados em cursos profissionalizantes gratuitos de níveis básico, médio, técnico e superior.

O candidato precisa manter todos os dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail, atualizados no Portal do Prominp. Para os candidatos inscritos via internet, a atualização deverá ser realizada utilizando os dados de usuário e senha cadastrados durante o processo de inscrição. Caso os dados cadastrais do candidato não estejam atualizados, o Prominp não se responsabilizará pela não convocação do candidato, e o mesmo perderá o direito ao ingresso no curso.

As informações referentes à data de início da turma, os dias e horários de realização dos cursos, considerando o turno escolhido, serão fornecidas após convocação do candidato para efetivação da matrícula. Em caso de alteração da data de início, dias e horários das aulas, os alunos serão comunicados pela entidade de ensino executora do curso.


cursos gratuitos

CIEE tem 340 vagas para cursos gratuitos de qualificação

Elas acontecem nos turnos da manhã e tarde, todas durante o mês de novembro e em dois sábados em dezembro


O CIEE Pernambuco oferece 340 vagas para cursos do Programa de Qualificação Gratuita (PQG). As aulas são ministradas por professores voluntários, no Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom). Elas acontecem nos turnos da manhã e tarde, todas durante o mês de novembro e em dois sábados em dezembro.

Do total, 80 vagas são para o curso Programa de Informação Profissional, ministrada pela professora voluntária, Renata Sena, nos dias 24 e 25 de novembro; 85 vagas para o curso Estimulando o Espírito Empreendedor, ministrado por Elmer Santana, nos dias 22, 23 e 24 de novembro; e 180 vagas para o curso de Marketing Pessoal. O professor David Targino será o responsável pelas aulas que acontecem nos idas 4 e 11 de dezembro.

Interessados só podem se inscrever pelo site do CIEE Pernambuco. Os cursos são gratuitos e as vagas são limitadas. O Cendecom fica na avenida Manoel Borba, 769, no bairro da Boa Vista.