terça-feira, 22 de março de 2011

Dia 22/03 dia Mundial da Água

Dia da Água: o que comemorar?


 


Dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água, mas o mundo, infelizmente, não tem muito o que comemorar.
A escassez desse recurso, precioso para a continuidade da vida no planeta, concentra-se em nosso país. O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo e mais da metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso.
Mesmo diante dessas informações, o que se vê hoje em cada esquina brasileira são pessoas com total desperdício. Os exemplos são diversos: pessoas lavando carros, calçadas; crianças brincando com a água; banhos demorados; piscinas, entre outros.
O que comemorar diante desse quadro?



Por Patrícia Baptista



OBS:O planeta Terra possui 97,3% de água salgada, 2,07% congelada e 0,63% de água doce. Segundo as Nações Unidas, 31 países no mundo enfrentam escassez do recurso natural. Embora dependa da água, a sociedade polui e degrada tanto o líquido encontrado na superfície como o subterrâneo, causando inúmeros problemas ambientais. Entre eles, desastres naturais, como inundações, secas e deslizamentos de terra, bem como a transmissão de doenças de veiculação hídrica, a exemplo da hepatite A, cólera, leptospirose e diarréias, entre outras.

Pra da Risada