quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FREVO!!

Recife comemora 104 anos do frevo com festa o dia inteiro


A programação conta com apresentação de passistas e artistas regionais, além de lançamento de livro e CD; cortejo seguirá pelas ruas do Centro em direção à Praça do Arsenal


Reprodução / TV Globo
 
A cidade do Recife será palco, nesta quarta-feira (09), de uma grande homenagem aos 104 anos do ritmo que é a cara de Pernambuco: o frevo. A programação conta com shows de passistas, artistas regionais e lançamentos de livro e CD. A festa tem início às 15h, na Praça do Derby, com a saída do Frevioca. De lá, o cortejo segue pelo Centro da cidade, até a Praça do Arsenal.

Às 16h, no Pátio do Frevo, haverá o lançamento do livro sobre a história da passista e professora de frevo Zenaide Bezerra (foto 2), escrito pela pesquisadora Carmem Lélis. Na ocasião, o público será animado por passistas e show da Orquestra de Frevo Raízes com participação de Nena Queiroga, Nono Germano e Ivanildo Silva.

 “É gostar, ter amor pela dança e sentir prazer com ela. É o que sinto, eu estou aos 62 anos e ainda dançando com meus netos, filhos e bisnetos. Acho que o céu está em festa, meu pai deve estar muito contente”, conta Zenaide Bezerra, filha de um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambucano, Egídio Bezerra.

Comandado pela Orquestra do Maestro Mendes, o cortejo segue até a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde ocorre o lançamento de um CD de músicas carnavalescas. A obra é composta pelas composições vencedoras do concurso realizado em dezembro de 2010, que serão apresentadas por Abissal, Josildo Sá, Luciano Magno, Isaar e Maciel Salu, Almir Rouche, Gerlane Lops, Ed Carlos, Walkyria, Benil, Maestro Duda e Nonô Germano.

O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Recife. “A Prefeitura preparou uma grande festa que vai durar o dia todo e conta com grandes shows”, conta a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix
 
Confira a programação:

DERBY
15h – Saída da Frevioca. Roteiro: Derby; Rua do Livramento; Avenida Conde da Boa Vista; Avenida Guararapes; Praça do Arsenal.

PÁTIO DE SÃO PEDRO
16h - Lançamento do Livro “Zenaide Bezerra – No passo da Vida”

16h30 – Show da Orquestra de Frevo Raízes, com o maestro Fábio César e passistas de Zenaide Bezerra. Participação Especial: Ed Carlos, Nena Queiroga, Nonô Germano e Ivanildo Silva.

18h – Concentração e saída do cortejo do frevo. Roteiro: Rua Direita;  Livramento; Avenida Nossa Senhora do Carmo; Martins de Barros; Ponte Maurício de Nassau; Marquês de Olinda; Bom Jesus; Praça do Arsenal.

Participação no cortejo: Turma de Palhaços Fantásticos do Pina, a Cobra e o Dragão, Escola Municipal de Frevo com Maestro Fernando Borges, Clube dos Bonecos Seu Malaquias, Abanadores do arruda, Clube Pavão Misterioso, Passistas de Egídio Bezerra, Cia Cultura Nordestina, Fazendo Arte, Balé Deveras, Grupo São Salomão e Orquestra Vereda Tropical.

18h – Orquestra Usinas de Cordas

19h – Concurso de Porta Estandartes

20h – Orquestra Evocações

PRAÇA DO ARSENAL
18h – Orquestra do Maestro Mendes e passistas em frente ao Paço do Frevo

19h – Chegada do arrastão do Frevo

20h – Coral Edgard Moraes

21h – Lançamento do CD “Festival de Música Carnavalesca”

Nenhum comentário:

Postar um comentário