sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fábrica da Philips no Recife fecha as portas e deixa 500 desempregados

Reprodução TV Globo
 



Anunciado em novembro, o fechamento da unidade que funcionava no Curado aconteceu nesta sexta (10)


A Philips, uma das fábricas mais antigas do Recife, fechou as portas na tarde desta sexta (10). A fábrica funcionava há 43 anos no bairro do Curado e o fim das atividades resultou na demissão de 500 funcionários.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco aproveitou a ocasião do fechamento para distribuir informativos sobre como esses profissionais devem proceder para serem reinseridos no mercado. A Philips se comprometeu a pagar cursos de especialização para que os funcionários dispensados possam concorrer a uma vaga em outras empresas do estado.

Mesmo assim, alguns dos 500 funcionários demitidos estão com medo quanto ao seu futuro profissional. “O medo da gente é não ser reabilitado em outra empresa por problema de idade. A gente teme que esse dia 10 passe e esqueçam da gente. O temor é grande”, afirma Josenildo Alves, um dos que perderam o emprego com o fechamento da fábrica.

A Philips anunciou, em novembro, o fechamento da sua unidade no Recife, que produzia lâmpadas, equipamentos de telefonia e sistemas integrados de comunicação. Os principais motivos que levaram à decisão foram o elevado custo da produção e a preferência por abrir uma nova unidade na China.

Em nota, a Philips informou que, desde o anúncio do fechamento da fábrica, está aberta ao diálogo e à negociação e que, acima de tudo, preza pelo respeito aos funcionários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário