sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lula Cabral e Eduardo Campos entregam UPA da Cohab



 

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Governo do Estado inauguraram nessa sexta-feira (04/02), à noite, a 12º Unidade de Pronto Atendimento (UPA), homenageando o ex-deputado Francisco Julião. A unidade se localiza na Rua 27, no bairro da Cohab. Estiveram presentes no ato o governador Eduardo Campos, o prefeito Lula Cabral, e o vice-governador João Lyra Neto. Também participaram do evento os deputados federais Danilo Cabral e Maurício Rands, o deputado estadual Everaldo Cabral, o presidente do IMIP, Carlos Moraes, entre outras autoridades.

Na UPA do Cabo a população irá dispor de sete consultórios, 18 leitos de enfermagem - quatro deles destinados à estabilização de doentes graves -, área de acolhimento com classificação de risco, sala de raios-X e nebulização. A unidade faz parte do cinturão de assistência sul, juntamente com as UPAs de Barra de Jangada e Engenho Velho (ambas em Jaboatão dos Guararapes), unidades que podem atender e, se for o caso, encaminhar pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (HDH). A expectativa é beneficiar a população do Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca. A administração dela estará sob responsabilidade da Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip Hospitalar).

Para o prefeito Lula Cabral o local foi escolhido como uma forma de beneficiar a comunidade. "Eu fiz questão de que a UPA fosse feita aqui, na Cohab. O povo da Cohab, assim como toda a cidade, precisa de uma atenção melhor nessa área. Estamos recebendo diversas pessoas de todos os Estados do Brasil e não podemos deixar de atender nossa população nem os que aqui estão se alojando. No próximo dia 14 a praia de Gaibu receberá mais um investimento para a Saúde. Temos o Mendo Sampaio com uma estrutura renovada, o hospital Infantil, a maternidade Padre Geraldo, entre outros investimentos em diversas áreas para nossa população. Essa UPA veio para somar. Nunca em tão pouco tempo se investiu tanto em Saúde no nosso Estado. É um momento ímpar e vocês estão de parabéns por esta unidade hospitalar que ficará marcada na história da nossa cidade", declarou Lula Cabral.

Para o morador e ex-presidente da Associação de Moradores daquela localidade, Williton Freitas de Farias, 31 anos, mais conhecido como "Gordo Mecânico", a instalação da UPA na Cohab "foi o melhor benefício que o prefeito poderia ter nos dado. Ele é um homem que não fica na palavra. Ele fez e vai fazer muito mais pelo nosso povo. Antigamente quem socorria as pessoas aqui de madrugada era eu, era uma loucura. Nós só temos a agradecer pois a inauguração dessa UPA vai facilitar bastante o atendimento na área da Saúde", comentou Williton.

ELOGIO - O governador Eduardo Campos elogiou o prefeito Lula Cabral e disse que sempre é uma satisfação voltar ao município. "Voltei ao Cabo para dar mais um passo, dar mais qualidade de vida a esse povo tão querido. Fico feliz porque vejo muitas pessoas trabalhando, sem dúvida no maior conjunto de infraestrutura do Nordeste, que beneficia milhares de pessoas. Estamos vivendo hoje o que há 50 anos o Cabo vivenciou a reindustrialização, com a chegada de várias fábricas, para que esse povo tenha uma vida de qualidade, trabalhando feliz naquilo que ele sabe fazer. O futuro será melhor que o presente. Ainda quero ver o rio Pirapama em todas as torneiras do Cabo e vamos até o final da nossa gestão sanear todas as praias do nosso litoral. Para mim é com grande emoção entregar esta UPA, pois o nome do meu avô e o de Julião sempre serão lembrados juntos, pela bravura, pela luta,contra a tirania do poder central", declarou o governador.

Anacleto Julião, representando a família do homenageado, agradeceu a lembrança. "O sonho de Francisco Julião era ser médico, mas por imposições que a vida lhe ofereceu, ele dedicou toda sua vida em nome do povo e no combate à injustiça. Hoje vejo a vitória do povo aqui, no Cabo, e o meu muito obrigado", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário